HOMERO DE MIRANDA LEÃO RESUMO CURRICULAR


“Louvo-te, minha terra, nestes versos,
por onde, entre emoções, andam dispersos
meus sentimentos...Estes versos são
Alguma coisa de teu solo. O traço
que junta, pelo tempo e pelo espaço,
o meu ao teu vibrante coração”
          

        Nascido em Maués – Amazonas, em 01 de janeiro de 1913, filho de Manuel José de Miranda Leão e Eponina Martins de Miranda Leão, casou-se com a Sra. Letícia Faraco de Miranda Leão com quem teve seis filhos. Exemplo para todos aqueles que com ele conviveram, Homero deixou um legado cultural, político e humano de dimensões imensuráveis. Faleceu em 08 de agosto de 1987, aos 74 anos.


1.  FORMAÇÃO             Concluiu seus estudos primários em sua terra natal Maués, e curso superior de Odontologia em Manaus pela Universidade do Amazonas.


2. ATIVIDADES CULTURAIS – Foi jornalista atuante em   Manaus e Fortaleza/Ceará.

Membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Amazonense de Letras – Publicou em duas edições o livro de Poemas intitulado “MUNDURUCÂNIA”.

Exerceu o magistério de ensino de língua portuguesa no Município de Maués, onde se notabilizou como exímio conhecedor da língua pátria.

Foi condecorado por diversas ordens de grande importância, destacando-se a do Ipiranga do governo de São Paulo entre outras. 


3. VIDA POLÍTICA Muito cedo, o jovem poeta, despontou como grande líder de seu povo. Sempre convocado para recepcionar as autoridades públicas em visita a Maués, tendo arrebatado multidões encantadas com o verbo e a poesia do grande líder.
Em 1938 – foi nomeado Prefeito de Urucará.
Em 1940 – foi nomeado Prefeito de Manacapuru.
Em 1942 – nomeado Prefeito de Manicoré.
Em 1942 foi nomeado Inspetor de Rendas Municipais, função na qual se aposentou, em 1970. Em 1947, com a volta do País à normalidade, foi Deputado à Assembléia Constituinte do Estado, pela Antiga U.D.N., tendo feito parte da Comissão Especial que elaborou a Constituição do Amazonas. Reeleito na legislatura seguinte renunciou à função para postular o cargo de Prefeito de Maués, onde não teve concorrente. Pleiteando novamente a Assembléia Legislativa, ficou na segunda suplência, tendo sido convocado, vária vez, para o exercício do mandato. Em 1955 voltou a concorrer a uma cadeira na Assembléia, obtendo a 1ª suplência, concluindo, porém, o mandato como titular. Em 1963 foi Eleito Deputado Estadual pela legenda do P.S.D. e, com o advento da Revolução de 31 de março de 1964, eleito Governador do Amazonas, o Professor Arthur Cezar Ferreira Reis, este o escolheu, após alguns meses de governo, seu líder na Assembléia Legislativa do Estado. Em 1967 foi reconduzido à Assembléia Legislativa, escolhido líder do governo Danilo Duarte de Mattos Areosa. Em 1970, como presidente do Poder Legislativo, que foi por dois mandatos, assumiu várias vezes o Governo do Estado. Interrompeu sua carreira política, de 1971 a 1974, quando voltou a pleitear nas eleições de 15 de novembro, uma cadeira de Deputado, sendo eleito com expressiva maioria de votos. Desde o início do governo Henoch Reis, a 15 de março de 1975, exerceu as funções de líder do Governo, na Assembléia Legislativa do Estado.
PSD – Em 1967 foi eleito Deputado Estadual pela oitava legislatura, até 1979. De 1979 foi eleito Deputado Estadual pela Nona Legislatura, até 1982. Em 1982, foi reeleito pela Décima Legislatura Deputado Estadual até 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos Bater Um Papo? Identifique-se!

Para Identificar-se, basta clicar no seu nick no canto da tela e fazer a alteraçao.
Get your own Chat Box! Go Large!